logo_anba_pt logo_camera_pt
09/11/2013 - 07:00hs
Compartilhe:

Indaiatuba sedia Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Evento acontece de 13 a 17 de novembro. Haverá provas de velocidade, habilidade e de avaliação das características dos animais. Mostra terá ainda atividades para mulheres e crianças.



Rogério Santos

Cavalos disputarão principais títulos da raça no país

São Paulo – De 13 a 17 de novembro acontece a 32ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe. A mostra é o maior e principal evento organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA). Aberto ao público, tem como objetivo apresentar os animais de maior destaque no ano de 2013 e que vão disputar os principais títulos da raça no Brasil.

A exposição terá cerca de 800 animais que disputarão provas como o Halter, em que se escolhem os animais mais próximos do padrão da raça. Nesta prova, são avaliados quesitos como a conformação do cavalo (formato da cabeça, genética, equilíbrio e musculatura), estrutura e a movimentação do animal.

Também haverá provas de performance, que avaliam o comando do cavaleiro sobre o animal; cross-country, hipismo clássico e hipismo rural, nos quais os animais têm que passar por obstáculos no menor tempo possível, além das competições de baliza e salto.

A exposição também sedia a etapa final do Circuito Ancaf 3 tambores, prova que avalia a velocidade e a destreza do animal. Nesta competição, a Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (Ancaf) distribuirá R$ 30 mil em premiação e um carro zero quilômetro para o dono do cavalo que tiver o melhor tempo.

As competições serão avaliadas por juízes do Brasil, Dinamarca, Arábia Saudita, Inglaterra e Estados Unidos. Todos os expositores da mostra são brasileiros, mas o evento receberá visitantes da Itália, Estados Unidos, Chile e Equador.

Antes mesmo do começo da mostra, os animais já iniciam as competições. No dia 10, haverá o Derby Paulista, principal prova de velocidade de cavalos do estado, no Jockey Clube de São Paulo.

A mostra em Indaiatuba traz ainda atividades voltadas para mulheres e crianças. A prova Halter com Batom, para mulheres e meninas acima de 12 anos, avalia o domínio que a competidora tem sobre o cavalo, sobre o cabresto e também a sua vestimenta.

Na prova de Lead-Line, para crianças de 02 a 09 anos, o animal é puxado por um adulto e a criança tem avaliado o seu comportamento sobre o cavalo. A mostra terá também brincadeiras e pinturas.

Serviço
32ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe
Data: 13 a 17 de Novembro de 2013
Local: Helvetia Riding Center - Indaiatuba/SP
Entrada: Gratuita
Horário: das 9h às 18h
Telefone: (11) 3674-1744

Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form

Table has no partition for value 1419179838