logo_anba_pt logo_camera_pt
24/07/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Espetáculo árabe tem apresentação inédita em SP

Com músicos do Marrocos, Portugal e Espanha, o concerto Al Mu’tamid será apresentado dia 12 de agosto. Evento comemora aniversário da Câmara Árabe e abre Mostra Mundo Árabe de Cinema.



São Paulo – A Sala São Paulo recebe um espetáculo inédito no Brasil no dia 12 de agosto. Com músicos do Marrocos, Portugal e Espanha, o concerto Al-Mu’tamid, poeta rei do Al-Andalus (1040/1095) - Uma Viagem por dez séculos de música e interculturalidade, reproduz em canções alguns dos poemas escritos pelo monarca do século 11, que governou o que hoje corresponde ao território que vai do Sul de Portugal até Gibraltar.

A concepção e a produção do espetáculo são do diretor artístico português Carlos Gomes e a montagem no Brasil tem correalização da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) e da Fundação Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). O evento marca a abertura da 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema e as comemorações dos 65 anos da Câmara Árabe, completados este mês.

Reprodução

Grupo tem músicos de Portugal, Espanha e Marrocos

“Esse rei tem uma história pessoal, uma biografia muito interessante. Ele tinha muito poder e acabou tendo um fim de vida terrível, morrendo no exílio, no Marrocos”, conta Geraldo Campos, curador do concerto e da mostra de cinema. Al-Mu’tamid nasceu na cidade de Beja, em Portugal, e morreu na cidade marroquina de Aghmat. As poesias feitas por ele eram escritas em árabe e tratavam de temas como amor e poder.

A apresentação será realizada por um conjunto de músicos e intérpretes que cantam os poemas do rei Al Mu’tamid nas línguas dos três países que herdaram o legado andaluz: Filipe Raposo, Janita Salomé e Quiné Teles, de Portugal; Eduardo Paniagua e Cezar Carazo, da Espanha; e El Arabi Serghini e Jamal Ben Allal, do Marrocos.

Campos destaca que o concerto é também um espetáculo visual. “Junto à parte musical, tem a projeção de um documentário que conta a trajetória do rei. O vídeo mostra imagens de onde hoje é o território em que ele nasceu, as cidades por onde passou e onde ele morreu”, explica.

No ano em que a Câmara Árabe completa seu 65º aniversário, Silvia Antibas, diretora de Cultura da entidade, destaca o apoio da instituição à montagem do espetáculo na capital paulista. “É um evento significativo. O mais interessante é mostrar que a influência da música árabe na música brasileira chegou antes mesmo dos árabes [que imigraram para cá].”

Antibas lembra que os sons e os instrumentos árabes “estão integrados à musicalidade brasileira e mostram uma conversa entre Oriente e Ocidente”. Ela ressalta ainda o papel da Câmara Árabe na aproximação entre brasileiros e árabes em diferentes âmbitos. “A Câmara os integra não somente nos negócios, mas também culturalmente.”

Segundo a diretora, a promoção do espetáculo também tem como objetivo mostrar outros estilos de música árabe, além daqueles já conhecidos pelos brasileiros. “É de interesse da Câmara Árabe apresentar essa música, que é sofisticada e moderna e diferente do que o brasileiro costuma entender como música árabe”, diz.

O local de realização do concerto não poderia ser menos especial. É a primeira vez que a Sala São Paulo será palco de espetáculo de música árabe. O evento faz parte de um projeto maior da Fundação Osesp.

“Trata-se de um espetáculo que diz muito da nossa história, do Brasil e de São Paulo, de hoje e do passado”, afirma o diretor executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes, em nota. “A Sala São Paulo abre suas portas para um concerto inédito, com raízes árabes e ibéricas, potencializando o motivo condutor da Temporada Osesp 2017, ‘Mundo Maior’. Procuramos apresentar e explorar manifestações artísticas que abraçam e expandem, que dialogam com as diversas culturas, que nos formam como povo e transformam a nossa cosmovisão”, explica Lopes.

Serviço

Al-Mu’tamid, poeta rei do Al-Andalus (1040/1095) - Uma Viagem por dez séculos de música e interculturalidade
Dia 12 de agosto de 2017, às 22 horas
Local: Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia) à venda na Bilheteria da Sala São Paulo ou pelos demais canais da Ingresso Rápido – (11) 4003-1212 ou www.ingressorapido.com.br

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form