logo_anba_pt logo_camera_pt
31/07/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Mostra de cinema árabe começa em 09 de agosto

A 12ª edição do festival será realizada no Cinesesc, em São Paulo, e contará com 13 produções, sendo 11 inéditas no Brasil. Pela primeira vez haverá um filme das Ilhas Comores na programação.



São Paulo – Está marcada para o dia 09 de agosto a sessão inaugural da 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, tradicional festival de filmes que anualmente exibe obras de origem árabe, inéditas em sua maior parte, ao público brasileiro. Neste ano, dos 13 filmes selecionados, 11 ainda não foram exibidos em salas de cinema do País. Um deles foi filmado nas Ilhas Comores, que pela primeira vez fornece um título para a mostra.

Reprodução/Facebook

Cena do documentário Cinza de Sonhos, das Ilhas Comores

O documentário Cinza de Sonhos (L'Ivresse d'une Oasis), da diretora Hachimiya Ahamada, uma co-produção do arquipélago africano com a França e a Bélgica, apresenta o território das quatro ilhas de Comores, local pouco conhecido pelos brasileiros. Nascida na França, Ahamada teria como destino, idealizado por seu pai, viver com suas irmãs no país – algo que nunca aconteceu.

“É uma carta-documentário da diretora para o seu pai”, diz Geraldo Adriano Godoy de Campos, curador da mostra, que destaca o ineditismo do filme e também da presença de uma obra de Comores no evento, uma realização do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) com patrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

A mostra será aberta com o filme libanês Ila Ayn? ("Para onde?", em tradução livre), que completa 60 anos em 2017 e, segundo Campos, também é inédito no Brasil. Nascido em Tripoli, no Líbano, o diretor Georges Nasser abordou a migração de um pequeno povoado do país para o Brasil, em 1957. A obra, em preto e branco, foi restaurada e apresentada no Festival de Cannes deste ano, na França.

Divulgação

Pôster do filme Ila Ayn, apresentado este ano no Festival de Cannes

Outro filme destacado por Campos é o palestino Off Frame AKA Revolution Until Victory, uma compilação do diretor Mohanad Yaqubi de cenas de filmes gravados no período da revolução palestina, nos anos 60 e 70. “É uma obra importante, porque resgata imagens do cinema revolucionário palestino. Uma grande parte desse arquivo foi perdido”, conta o curador.

São cenas originais de campos de treinamento, campos de refugiados e de lutas armadas, de acordo com Campos. O filme foi exibido no Festival de Berlim, na Alemanha.

Também toca na questão dos refugiados o sírio O Sonho (Al-manam), do diretor Mohammad Malas, lançado em 1987. Filmado no Líbano, é um apanhado de entrevistas com refugiados palestinos nos campos libaneses anos antes do massacre em Sabra e Shatila, campos destruídos na guerra civil e que estão entre os filmados.

“O diretor fez mais de 400 entrevistas, perguntando com o que os refugiados sonhavam naquele momento”, conta Campos. O filme depois virou um livro, com a transcrição dessas entrevistas.

Tema inspirado nos refugiados

Segundo Campos, o tema da 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é O Território que me Atravessa. “Tem a ver com a relação dos refugiados de estar ao mesmo tempo dentro e fora do seu território”, explica o curador.

Para ele, o tema converge perfeitamente com o espetáculo Al-Mu'tamid, que será apresentado no dia 12 de agosto na Sala São Paulo e integra a cerimônia de abertura oficial dessa edição da mostra e as comemorações dos 65 anos da Câmara Árabe. O concerto é uma correalização da Fundação Osesp, do Icarabe e da Câmara Árabe e segue a rota do rei-poeta Al-Mu'tamid no Norte da África e Andaluzia.

“O concerto é sem dúvida um dos grandes destaques desta edição”, afirma Silvia Antibas, diretora cultural da Câmara Árabe. “Desde o início apoiamos a mostra de cinema, dentro da nossa missão de divulgar essa cultura tão rica que é a árabe”, diz.

Este ano todos os filmes da Mostra Mundo Árabe de Cinema serão apresentados no CineSesc, em São Paulo. As exibições ocorrerão durante oito dias, de 09 a 16 de agosto.

Serviço

12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
De 09 a 16 de agosto
Local: CineSesc – Rua Augusta, 2075 – São Paulo-SP
Mais informações: https://www.facebook.com/mostramundoarabe/

Clique aqui para ver a programação completa

Assista abaixo alguns trailers de filmes do festival

Cinza de Sonhos. Clique aqui para ir à página do Facebook que contém os vídeos.

 

Ila Ayn

 

AKA Revolution Until Victory

 

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form