logo_anba_pt logo_camera_pt
13/09/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Escritor baiano lança livro no Líbano

Natan Barreto lançará 'Bichos' nesta sexta-feira (15) no país árabe, onde estará também para encontro de escritores brasileiros que moram no exterior. Obra traz poesias sobre animais e ilustrações feitas por crianças.



Reprodução

Livro traz poesias e ilustrações sobre animais

São Paulo – O baiano Natan Barreto vai lançar o livro Bichos – poesias desenhadas nesta semana no Líbano. O autor participará de um encontro de escritores brasileiros no país árabe e lançará a obra na sexta-feira (15), na cidade de Lucy-Sultan Yaacoub, no Vale do Bekaa, onde vivem muitos brasileiros. 

O livro foi publicado em português e Barreto acredita que, em função do grande número de brasileiros e pessoas que falam o idioma no Líbano, há mercado para ele. A obra traz poesias apropriadas tanto para o público adulto como infantil. “É um livro lúdico, mas as poesias não são infantilizadas”, conta o escritor, que mora em Londres, na Inglaterra.

O baiano escreveu poesias sobre 83 animais. As ilustrações foram feitas por crianças. Alunos do 5º do Ensino Fundamental de uma escola do subúrbio de Salvador, na Bahia, foram convidados a desenhar depois de ouvirem os versos. Cada criança da turma - com 29 estudantes - fez 83 desenhos e o autor selecionou os mais adequados para as poesias. Alguns alunos tiveram até quatro desenhos publicados e todos tiveram pelo menos um.

A Escola Modelo Eunice Palma foi fundada pela mãe do escritor na varanda da própria casa, em 1959, no bairro de Periperi. Hoje a escola, que é privada, funciona no mesmo local, mas toma mais da metade do imóvel. Ela está nas mãos da irmã do escritor, Maria Emília, a quem Barreto dedica o livro Bichos. A escola leva o nome da fundadora: Eunice Palma.

Bichos não é um livro apenas para o público infantil, nem suas poesias, nem seus desenhos; ambos falam aos olhos de quem é humano, com graça, entendimento e compaixão, indo além das penas, do pelo, do couro, da casca e das patas de cada animal”, escreveu o escritor brasileiro Roberto Khatlab no prefácio da obra. O autor Barreto acredita no sucesso da obra entre os moradores do Líbano e diz que “o encanto das imagens abre as páginas do livro”.

“O navio do deserto / segue o fluxo, o fio, / não de um rio (rumo certo)- / vai varando o vazio”, afirma sobre o camelo a poesia de Barreto, que é publicada no livro na companhia de um desenho do animal em cor laranja. “Passo de passarinho, / só, na tensão do fio, / dá-se bem de mansinho. / Cair é céu – macio”, é o que escreveu o brasileiro sobre o passarinho.

As crianças ilustradoras são Alexsandra Brito, Breno Miranda, Caio Vitor Medrado, Cláudia Pessoa, Camille Ribeiro, Daniel de Sousa, Dimitri de Oliveira, Ester Rodrigues, Felipe Perpétuo, Jenyfer Roberta de Oliveira, João Pedro Lima, João Victor Baraúna, João Vitor Leão, Kamile Vitória Viana, Leonardo Paixão, Lorena Azevedo Soares, Luisa Carvalho, Maria Clara Carvalho, Maria Elionora Santana, Maria Luiza Timotheo, Mariana de Castro, Natália Spinola, Nicolas Caldonho, Raissa de Oliveira, Rafael Lima, Sandro Alex Filho, Thiago Souza, Vinicius Eduardo Santos e Yasmin Vitor Lima.

Divulgação

Natan Barreto: dedicação à literatura

Natan Barreto tem cinco livros e uma tradução publicados atualmente. A maior parte deles é de poesia, mas o autor também escreveu outras obras, como a biografia da sua mãe, “Entre mangueiras: a vida de Eunice Palma”. O livro “Bichos” é o segundo de uma trilogia, que começou com “Movimento Imóvel”. Esta última tem poesias baseadas na arte de grandes artistas, como Pablo Picasso e Candido Portinari. Barreto já recebeu vários prêmios pelo trabalho literário. 

O autor mora em Londres há 25 anos e também já viveu em Paris e em Roma. Ele é graduado em Interpretação Teatral pela UniRio e no exterior se formou como tradutor e intérprete pelo Institute of Linguistics e como professor primário pela London South Bank University. Inicialmente trabalhando como ator, a inspiração para as poesias veio quando ele posava como modelo vivo para estudantes de artes em Paris.

O escritor estará no Líbano para o 5º Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior, que ocorre de 13 a 15 de setembro. Os dois primeiros dias terão sua programação no campus principal da Usek, em Kaslik, e o último dia será na Prefeitura de Lucy-Sultan Yaacoub. Barreto lançará seu livro na cidade de Lucy-Sultan Yaacoub, mas também o apresentará durante sua participação no encontro de escritores no dia 14 de setembro na Usek.

O escritor levará ao Líbano exemplares de Bichos para doação a bibliotecas e para comercialização durante o lançamento. O público ou livrarias do Brasil e Líbano podem adquirir o livro por meio do site da editora Kalango (https://www.editorakalango.com.br/) ou diretamente com o autor por seu site (http://www.natanbarreto.com/).

Barreto já fez o lançamento da obra em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na Bahia no mês de agosto. Além do Líbano, ele lançará o livro ainda em Londres, seu local de moradia. A apresentação da obra no Líbano faz parte das ações do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal), da Usek, da qual qual Khatlab é diretor.  

Contato:
Natan Barreto
Site: www.natanbarreto.com

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form