logo_anba_pt logo_camera_pt
27/10/2017 - 18:48hs
Compartilhe:

Brasileira lança mostra sobre mulheres árabes

Artista plástica Margot Jabbour apresenta 20 obras inéditas em Ibiza, na Espanha, onde vive há cinco anos. A exposição vai de 07 a 24 de novembro.



Divulgação

A artista paulistana é filha de libaneses

São Paulo - A paulistana filha de libaneses Margot Jabbour buscou inspiração na vida de mulheres árabes para seu mais recente trabalho, a mostra “Los Colores Del Refugio”, que reúne 20 obras e fica em cartaz no espaço cultural do jornal Diario de Ibiza, na Espanha, de 07 a 24 de novembro.

A brasileira escolheu o Líbano, origem de sua família, como tema da exposição e acabou por retratar a vida das mulheres árabes muçulmanas camponesas, bem como as refugiadas sírias que vivem no país. "Como Ibiza foi colonizada pelos Fenícios, fez sentido para mim mostrar minhas origens", explica Jabbour, referindo-se aos antigos habitantes do atual Líbano.

Com suas pinturas, a artista dá cor ao cotidiano dessas mulheres, trazendo leveza e beleza ao espectador. Jabbour expõe a intenção de quebrar preconceitos contra a cultura muçulmana. “Existe um peso na imagem dessas mulheres e com este trabalho eu busco tirar esse estigma da mulher sofredora, mostrando telas coloridas, para que as pessoas vejam que há alegria na vida dessas pessoas e respeitem as diferenças culturais”, diz.

Em sua pesquisa para a mostra, Jabbour conheceu o Projeto Conexus, um coletivo de artistas que viaja pelo mundo fazendo intervenções em locais de vulnerabilidade social, como um projeto de mural na Síria finalizado há cerca de seis meses. Para eles, o objetivo da iniciativa é trazer inspiração, esperança e justiça para quem vive nesses locais.

“Estamos passando por um momento muito delicado no mundo, com muito preconceito contra os muçulmanos, e a crise de refugiados também é preocupante. Usar a arte para amenizar o sofrimento e levar alegria às pessoas é algo que me comove”, afirma Jabbour.

Formada em Economia pela PUC de São Paulo, a artista plástica descobriu em Ibiza a liberdade para se expressar através da arte. “Foi a única maneira que encontrei para ser totalmente livre”, afirma. Hoje, vive na ilha com o marido, o também paulistano DJ e produtor de eventos Pablo Palumbo, e a filha de três anos.

A artista plástica pretende abrir a sua própria galeria em fevereiro de 2018. Um espaço para pinturas, música, moda e eventos. A proposta do espaço será apresentar trabalhos de novos artistas para a Espanha.

A inauguração da mostra “Los Colores Del Refugio” ocorre no dia 07 de novembro às 19 horas.

Serviço

Exposição Margot Jabbour - Los Colores Del Refugio
Jornal Diario de Ibiza - Av. de la paz s/n - Ibiza - Espanha
De 07 a 24 de novembro de 2017

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form