logo_anba_pt logo_camera_pt
04/11/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Argélia produz 1,1 milhão de toneladas de tâmaras

Produção em 2017 é quase duas vezes maior que a registrada há cinco anos. No entanto, o país exporta apenas 3% do total.



Argel – A produção de tâmaras na Argélia chegou a 1,1 milhão de toneladas este ano, segundo informações da diretora-geral da Câmara Argelina de Comércio e Indústria (Caci), Wahiba Bahloul. O volume é quase o dobro do registrado há cinco anos, de pouco mais de 600 mil toneladas em 2012. As exportações, no entanto, representam apenas 3% do total produzido, de acordo com reportagem publicada esta semana pela agência de notícias Algérie Presse Service (APS).

A Argélia é a quarta maior produtora de tâmaras do mundo e responde por 14% do total produzido globalmente. No ano passado, as exportações da fruta renderam ao país US$ 37 milhões, valor considerado insignificante frente ao potencial existente, segundo Bahloul. Ela falou sobre o tema durante uma entrevista coletiva realizada para apresentar o 3º Salão Internacional da Tâmara de Biskra, cidade localizada na região Nordeste do país. A feira ocorre de 01 a 05 de dezembro.

De acordo com a diretora-geral da Caci, o aumento das exportações de tâmaras poderá auxiliar nos esforços da Argélia de diversificar seu comércio exterior e reduzir sua dependência do setor de petróleo e gás.

O também diretor da Caci, Rachid Saï, informou que apenas 54 das 360 variedades existentes da fruta são comercializadas nos mercados doméstico e internacional. A Argélia exporta para cerca de 40 países e estão sendo realizadas iniciativas para entrar nos mercados da China e do Vietnã, segundo a APS.

Além da exportação, o país tem incentivado a industrialização das tâmaras. De acordo com a agência, apenas 20 empresas processavam a fruta em 2015, número que subiu para 80 este ano. A partir das tâmaras são extraídos produtos como açúcar, melado, vinagre, farinha, uma bebida semelhante ao café obtida a partir dos caroços da fruta, além de tâmaras recheadas.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form