logo_anba_pt logo_camera_pt
06/11/2017 - 19:00hs
Compartilhe:

Louvre Abu Dhabi abre esta semana

Depois de uma década em construção, o museu projetado por Jean Nouvel começa a funcionar na capital dos Emirados Árabes Unidos. Abertura para autoridades e convidados ocorre na quarta-feira, e para o público, no sábado.



Divulgação

O design do museu foi inspirado nas medinas árabes

Abu Dhabi - O Louvre Abu Dhabi irá abrir suas portas para autoridades e convidados nesta quarta-feira (08), após dez anos de construção. A abertura para o público ocorre no sábado (11).

Em março de 2007, o Museu do Louvre de Paris anunciou que associaria o seu nome ao projeto árabe, como parte de um acordo de 30 anos entre os Emirados Árabes Unidos e o governo francês. Nenhum dos dois governos divulgou o valor do projeto.

O presidente francês Emmanuel Macron confirmou presença no evento, e esta será sua primeira visita aos Emirados desde sua posse, em maio deste ano.

Pelos próximos dez anos, os 13 principais museus da França irão emprestar suas obras para os Emirados, por um período de no máximo dois anos.

O museu árabe já conta com um empréstimo de cerca de 300 obras, incluindo um autorretrato de Vincent Van Gogh, de 1887, e a tela "La Belle Ferronnière", de Leonardo Da Vinci.

Abu Dhabi também passou anos construindo seu acervo permanente, e o museu irá exibir mais de 250 obras da coleção do emirado, com peças de todo o mundo, incluindo a tela “The Gypsy” (“O Cigano”), de Edouard Manet, trabalhos do artista abstrato holandês Piet Mondrian e obras do artista realista turco Osman Hamdi Bey.

Divulgação

Estrutura metálica dá efeito de "chuva de luz"

Cerca de 5% do acervo é voltado para arte moderna e contemporânea, incluindo uma obra do artista chinês Ai Weiwei. O museu que está localizado na ilha Saadiyat, na costa de Abu Dhabi, tem como foco a história mundial e as religiões.

Na exposição, há um Alcorão do século VI, uma Bíblia gótica e um Torá do Iêmen voltados um para o outro, abertos em versículos que carregam a mesma mensagem.

O museu foi desenhado pelo premiado arquiteto francês Jean Nouvel e tem área total de 24 mil m². Sua arquitetura, inspirada pelas medinas (cidadelas) árabes, inclui uma grande cúpula metálica com arabescos perfurados, que parecem flutuar sobre as galerias brancas do museu, criando o que Nouvel descreve como uma "chuva de luz".

Para chegar ao chão, cada raio de luz atravessa oito camadas de perfurações, criando um padrão que imita sombras de palmeiras, ou o telhado de um mercado árabe tradicional.

Para mais informações, acesse https://www.louvreabudhabi.ae/

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form