logo_anba_pt logo_camera_pt
09/11/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Criadores de zebu querem aumentar exportações

Associados da ABCZ viram em apresentação da Câmara Árabe que há oportunidades para expandir negócios da cadeia nos países árabes para além do gado vivo.



São Paulo – Cerca de trinta associados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) acompanharam na tarde desta quarta-feira (08) uma apresentação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira sobre as oportunidades de negócios para a cadeia de boi zebu no mundo árabe. Foi um primeiro passo para uma parceria entre as duas entidades, que deverá gerar novas ações já no ano que vem.

A ABCZ possui mais de 22 mil associados de diversos segmentos da pecuária, atuando ao longo de toda a cadeia produtiva. Segundo os dados levantados pela Câmara Árabe, no ano passado os países do norte da África e do Golfo importaram US$ 21,7 bilhões em produtos do setor, entre medicamentos, instrumentos de medicina e veterinária e gado vivo. O Brasil participou com menos de 1% deste total – e 90% das exportações brasileiras foram de bovinos.

“Nosso foco é a exportação de gado vivo, mas a Câmara Árabe nos mostrou que há uma demanda grande em outros segmentos nos países da região”, disse Icce Garbellini, gerente internacional da ABCZ. Segundo ela, os países árabes estão na mira do setor, que possui uma “pecuária eficiente, sustentável, com qualidade e baixo custo”.

A apresentação foi na sede da associação, em Uberaba (MG). O executivo de negócios da Câmara Árabe, Hans Lazarte, disse que os empresários ficaram entusiasmados com os dados mostrados e a quantidade de informações que a entidade possui. “A recepção foi excelente”, contou.

As relações entre a Câmara Árabe a ABCZ começaram a se estreitar a partir de outubro, quando Lazarte visitou a ExpoGenética, uma das feiras organizadas pela associação. O primeiro passo, segundo ele, foi essa apresentação. “Agora estamos negociando apoio na participação de feiras e no convite de empresários árabes para projetos compradores”, disse.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form