logo_anba_pt logo_camera_pt
08/12/2017 - 14:18hs
Compartilhe:

Inflação diminuiu para 0,28% em novembro

O preço mais baixo dos alimentos foi o fator de maior contribuição para a queda do índice, com redução de 0,38%.



São Paulo – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (08) que a inflação do País diminuiu para 0,28% no mês de novembro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação, ficou 0,14% abaixo do registrado em outubro (0,42%). Em novembro do ano passado, no entanto, o IPCA foi de 0,18%.

O preço mais baixo dos alimentos foi o fator de maior contribuição para a queda do índice. A alimentação representa cerca de 25% das despesas do brasileiro, e esse mês teve uma diminuição de preço de 0,38%. Este é o sétimo mês consecutivo de baixa nos preços de produtos alimentícios. Algumas produções agrícolas bateram recordes este ano, o que contribuiu para a redução dos preços.

Artigos de residência também tiveram queda de 0,45%. Entre os demais fatores que contribuíram para a queda da inflação, estão Transportes e Habitação, que mantiveram seus percentuais de impacto no índice do mês em 0,09% e 0,20%, respectivamente.

No acumulado de janeiro a novembro, a inflação chegou a 2,5%, o menor resultado acumulado nos primeiros 11 meses desde 1998, quando a taxa ficou em 1,32%

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form