logo_anba_pt logo_camera_pt
16/12/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Brasil importou 38% mais fertilizantes dos árabes

País comprou 5,9 milhões de toneladas da região de janeiro a novembro. Volume corresponde a 24% do total adquirido no período.



São Paulo – O Brasil importou 5,9 milhões de toneladas de fertilizantes de países árabes de janeiro a novembro, um aumento de 38% sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) compilados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

As importações totais de fertilizantes do Brasil somaram 24,2 milhões de toneladas, um crescimento de 8,2% na mesma comparação, de acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Isso significa que os árabes forneceram 24,4% de todo o fertilizante importado pelo País este ano até agora.

Entre os árabes, os países que mais vendem ao Brasil são Marrocos, Catar e Arábia Saudita. Exportam também os Emirados Árabes Unidos, Egito, Omã, Argélia, Bahrein, Kuwait, e em menor volume, Líbano, Tunísia e Jordânia.

O Brasil importa a maior parte dos fertilizantes que utiliza. Para se ter uma ideia, a produção nacional foi de 7,57 milhões de toneladas de janeiro a novembro, um recuo de 8,2% sobre o mesmo período do ano passado.

Em novembro isoladamente, o mercado brasileiro importou 626,83 mil toneladas de fertilizantes de países árabes, um avanço de 20,7% em relação ao mesmo mês de 2016. As compras totais do País somaram 2,355 milhões de toneladas, praticamente o mesmo volume adquirido em novembro do ano passado.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form