logo_anba_pt logo_camera_pt
12/01/2018 - 16:29hs
Compartilhe:

Arábia Saudita nomeia embaixador exclusivo para UE

País abre sua segunda missão diplomática em Bruxelas, onde funciona a sede administrativa do bloco europeu. Diplomata Saad Al-Arify diz que importância global do grupo justifica a iniciativa.



Bruxelas – O primeiro embaixador da Arábia Saudita exclusivo para a União Europeia, Saad Al-Arify, apresentou suas credenciais nesta sexta-feira (12) ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Com isso, o país árabe passa a ter duas embaixadas na capital da Bélgica, onde funciona a sede administrativa da UE. As informações são da Kuwait News Agency (Kuna).

“A importância da União Europeia e o papel que ela desempenha no cenário global é visível, e esta é uma das razões pelas quais a Arábia Saudita decidiu abrir esta missão exclusiva para UE”, disse o diplomata à Kuna. Ele ressaltou que seu país e o bloco mantêm boas relações por mais de 50 anos, desde que o grupo era conhecido como Comunidade Econômica Europeia.

A missão diplomática vai trabalhar para aprofundar as relações e a cooperação em todos os setores, como política, economia, cultura, educação e ajuda humanitária, segundo o embaixador. Ele acrescentou que as duas partes estão cooperando para fazer avançar o processo de paz no Oriente Médio, para evitar a proliferação de armas de destruição em massa, na questão das mudanças climáticas e prevenção do aquecimento global, e no combate ao terrorismo.

De acordo com ele, o intercâmbio comercial do país com o bloco tem registrado forte crescimento com 53 bilhões de euros (US$ 64 bilhões) movimentados em comércio bilateral em 2016, o que faz da Arábia Saudita a 15ª parceria comercial da UE. Ele destacou também que cerca de 30 mil sauditas estudam em países do grupo europeu.

A Arábia Saudita é o primeiro país do Golfo e o segundo árabe a abrir uma segunda embaixada em Bruxelas, depois do Marrocos, uma para a Bélgica e outra para a UE. A União Europeia tem uma missão diplomática em Riad desde 2004, que representa o bloco também junto à secretaria-geral do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), grupo formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form