logo_anba_pt logo_camera_pt
02/02/2018 - 18:30hs
Compartilhe:

Primeiro filme libanês indicado ao Oscar estreia dia 8

O longa 'O Insulto', de Ziad Doueri, concorre na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A produção é libanesa em conjunto com a França, Chipre e Bélgica.



São Paulo – O filme “O Insulto” (2017, 113 minutos) é o primeiro representante do Líbano a ser indicado ao Oscar. O longa está concorrendo na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A produção é libanesa em conjunto com a França, o Chipre e a Bélgica.

Divulgação

Pôster de divulgação do filme

O drama distribuído pela Imovision já está sendo exibido em sessões de pré-estreia nas principais capitais brasileiras, e será lançado oficialmente no dia 08 de fevereiro. Em São Paulo, as sessões de pré-estreia ocorrem nos cinemas Caixa Belas Artes e Reserva Cultural. Houve também uma avant-première na mostra Panorama do Cinema Libanês, ocorrida na capital Paulista e no Rio de Janeiro em novembro do ano passado.

Escrito e dirigido por Ziad Doueiri, “O Insulto” conta a história de Tony, um libanês cristão, e Yasser, um refugiado palestino vivendo em Beirute. O conflito entre os dois começa acidentalmente, quando Tony rega as plantas de seu apartamento e acaba molhando Yasser, que passava pelo local.

Um insulto verbal explosivo os leva ao tribunal e o desacordo toma proporções nacionais, com um circo midiático que divide o país, permeado pelo cenário político e religioso atual na região, e gera uma forte crise social, levando os personagens a reconsiderarem seus preconceitos.

Segundo Luan Oldenbrock, gerente de Marketing da Imovision, “O Insulto” sofreu ameaças de boicote no Líbano e na Palestina, e correu o risco de não estar entre os indicados ao prêmio da Academia de Cinema por conta de cenas filmadas em Israel, o que, segundo eles, é crime no Líbano, mas graças ao apoio público a obra prosperou.

No elenco estão Adel Karam (Tony) e Kamel El Basha (Yasser). Basha levou o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza do ano passado.

Este é o terceiro filme dirigido por Doueiri, que estreou com os também premiados “West Beirut” (1998) e “O Atendado” (2012).

Outro filme árabe que concorre ao Oscar deste ano é “Últimos Homens em Aleppo" (2017, 104 minutos), documentário dirigido pelo sírio Firas Fayyad que mostra o trabalho do grupo de socorristas voluntários Capacetes Brancos. Esta também é a primeira indicação da Síria ao Oscar, este na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem. O filme estreou em março de 2017.


Serviço

"O Insulto" (2017, 113 minutos)

Estreia em 08 de fevereiro

Roteiro e direção de Ziad Doueiri

Pré-estreia em grandes capitais brasileiras

Em São Paulo, sessão nesta sexta-feira (02) - Caixa Belas Artes às 22h50

E neste sábado (03) - Caixa Belas Artes às 22h50 e Reserva Cultural às 13h e às 23h55

Mais informações e compra de ingressos: www.reservacultural.com.br e www.caixabelasartes.com.br


Assista abaixo o trailer de “O Insulto”.

O Insulto

 

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form