logo_anba_pt logo_camera_pt
05/02/2018 - 18:14hs
Compartilhe:

Aeroporto de Dubai se mantém como mais movimentado

Terminal aéreo ocupou a primeira posição em tráfego internacional de passageiro pelo quarto ano consecutivo. O fluxo chegou a 88,2 milhões de pessoas em 2017.



Dubai - O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), nos Emirados Árabes Unidos, manteve a primeira posição de maior tráfego de passageiros em voos internacionais no mundo pelo quarto ano consecutivo. O tráfego anual em 2017 foi de 88,2 milhões de passageiros, de acordo com relatório divulgado pela operadora Dubai Airports nesta segunda-feira (05). As informações são da agência de notícias oficial dos Emirados, a WAM.

Giuseppe Cacace/AFP

Aeronaves estacionadas no aeroporto de Dubai

Dubai registrou alto volume de tráfego, com uma média de 7,35 milhões de passageiros por mês ao longo do ano passado, incluindo os meses recorde de janeiro, julho e agosto, quando o número ultrapassou a marca de 8 milhões de passageiros por mês. O tráfego do aeroporto árabe atingiu 88.242.099 viajantes, um aumento de 5,5% em relação a 2016. Em dezembro, o DXB recebeu 7.854.657 passageiros, um aumento de 1,9% em comparação com o mesmo período de 2016.

O aeroporto recebeu seis novas companhias aéreas de passageiros durante o ano, entre elas a SalamAir, de Omã, a Badr Airlines, do Sudão, e a Air Moldova, enquanto a empresa local Emirates adicionou três novos destinos de passageiros, aumentando a capacidade para 31 rotas, e a também local Flydubai passou a voar para 10 novos destinos e agora tem 22 rotas no aeroporto.

A Índia se manteve como o maior destino do aeroporto, com mais de 12 milhões de passageiros em 2017, um aumento de 5,4% em relação a 2016. O Reino Unido conquistou o segundo lugar com 6,46 milhões de passageiros, um aumento de 6,7%, ultrapassando a Arábia Saudita, que registrou 6,36 milhões de passageiros.

Rússia e China se mostraram os mais significativos mercados em ascensão, com aumento de 28% (1,3 milhão de passageiros) e 19,4% (2,2 milhões de passageiros), respectivamente, em relação ao ano anterior. O crescimento se deve ao fato de os Emirados estarem oferecendo visto de turismo na chegada para visitantes chineses e russos. A Tailândia registrou crescimento de 15,2%, alcançando 2,4 milhões de turistas em 2017.

Londres (Reino Unido) se manteve como a principal cidade de destino, com mais de 4 milhões de passageiros, seguida de Mumbai (Índia), com 2,47 milhões de visitantes, e Jeddah (Arábia Saudita), com 2,11 milhões.

As regiões do mundo que tiveram maior crescimento no tráfego de passageiros foram a América do Sul, com 36,1%, seguida pela Europa Oriental, com 25,3%, e a Ásia, com 17,9%. Estes crescimentos se devem principalmente pela expansão da atuação das operadoras Emirates e Flydubai.

O presidente da Dubai Airports, Paul Griffiths, disse à WAM: "Foi um ano muito bem-sucedido para o DXB, conseguimos um crescimento robusto no tráfego e solidificamos nossa posição como o primeiro aeroporto internacional do mundo.”

Griffiths disse ainda que o tráfego de passageiros está previsto para chegar a 90,3 milhões em 2018. "Nosso foco no novo ano será no programa DXB Plus, que pretende expandir a capacidade anual do aeroporto para 118 milhões de passageiros através de melhorias de processos e uso de novas tecnologias", acrescentou.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form