logo_anba_pt logo_camera_pt
07/02/2018 - 09:05hs
Compartilhe:

Petrobras estuda biodiesel de microalgas

Companhia trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia pioneira e tem como meta produzir o combustível em escala comercial. Produção já foi testada e está em projeto piloto.



Rio de Janeiro - A Petrobras trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia pioneira para produzir biodiesel de microalgas – alternativa aos combustíveis derivados do petróleo, que pode ser usada em carros e ou qualquer outro veículo com motor a diesel.

As informações foram dadas à Agência Brasil em entrevista exclusiva pela gerente de Biotecnologia do Centro de Pesquisas (Cenpes) da Petrobras, Juliana Vaz.Fabricado a partir de fontes renováveis (entre elas óleo de soja, gordura animal e óleo de algodão) ou do sebo de animais, o biocombustível emite menos poluentes que o diesel. Do processo biológico das microalgas é produzida uma biomassa usada para se extrair o óleo, que será matéria prima para a produção do biocombustível.

A estatal almeja chegar a produzir o combustível feito a partir da microalga em escala comercial. “O biodiesel produzido já foi submetido a testes de qualificação em laboratório, sob os padrões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e os resultados preliminares mostraram ser promissores”, disse Vaz. A produção encontra-se atualmente em escala piloto.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form