logo_anba_pt logo_camera_pt
29/10/2014 - 07:00hs
Compartilhe:

Africanos podem propor cooperação agrícola com Brasil

Plataforma Market Place abriu edital para inscrição de projetos que países da África, América Latina e Caribe queiram levar adiante com a Embrapa. Objetivo é desenvolver agricultura nestas regiões.



São Paulo – Estão abertas as inscrições para projetos de cooperação agrícola entre o Brasil e países africanos, latino-americanos ou caribenhos. A chamada é da plataforma Market Place, instrumento criado por instituições de pesquisa para aumentar a inovação e o desenvolvimento da agricultura e da pecuária na África, América Latina e Caribe por meio de parcerias e intercâmbio com o Brasil. Os envios de propostas podem ser feitos até o dia 4 de janeiro do ano que vem, segundo informações publicadas no site da plataforma.

Divulgação

Selecionados participam de fórum no Brasil

A Market Place é executada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fórum para Pesquisa Agrícola na África (Fara), o Instituto Interamericano para Cooperação na Agricultura (IICA) com o apoio de outras instituições como Banco Mundial, Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) e Fundação Bill & Melinda Gates. Os selecionados recebem recursos de até US$ 80 mil para o desenvolvimento do projeto em, no máximo, dois anos.

Podem se candidatar profissionais de organizações de pesquisa, públicas ou governamentais, de qualquer uma das três regiões do mundo envolvidas. Elas precisam da parceria de um pesquisador da Embrapa, que será um dos coordenadores do projeto. Há várias áreas temáticas nas quais as propostas podem se enquadrar, entre elas tecnologias para aumento de produtividade, para adaptação de plantas, tecnologias de armazenamento e processamento de alimentos, para mitigação de mudanças climáticas, combate à desertificação, captação e gestão de água e mecanização para pequenos agricultores.

Entre os projetos já financiados e concluídos pela plataforma estão um de gestão do solo em Moçambique, outro sobre uso do sorgo para produção de etanol no Quênia, outros sobre produção de feijão caupi em Gana, variedades de algodão e combate a pragas na Tanzânia, potencial nutricional de espécies arbóreas nativas para alimento em Burkina Faso e Amazônia brasileira como estratégia de segurança alimentar.

A médica veterinária e pesquisadora da Embrapa Pantanal, Raquel Soares Juliano, foi beneficiada pelo edital de 2013 e deve concluir seu projeto, levado adiante com Camarões, em abril do ano que vem. O projeto está testando o uso de alimentos alternativos que substituam os nutrientes do milho e da soja na criação de galinhas poedeiras. Raquel explica que a base da ração dessas aves é milho e soja, mas na África os dois são alimentação humana e são caros.

O objetivo foi substituir por plantas disponíveis lá. De acordo com Raquel, estão sendo testados a mandioca, fonte de proteína, e a moringa, fonte de carboidrato, com uso em diferente quantidades, de 25% a 100% da alimentação dos animais. A pesquisadora relata que 90% do orçamento foi direcionado para Camarões, porque, segundo ela, a ideia é fortalecer as instituições dos países parceiros. Raquel conta que foi procurada pelo pesquisador africano para fazer o projeto, assim como outro da Nigéria, cuja proposta foi submetida, mas não foi aprovada.

Para ser escolhido, um dos critérios é que os pesquisadores leiam e escrevam em inglês. O edital também diz que será dada preferência a países sem conflitos em curso e que tenham instituições e políticas que favoreçam a inovação. Os projetos devem ser implementados nos países parceiros e não no Brasil. Deverão ser apresentados, primeiramente, pré-projetos. Os selecionados precisarão, então, enviar uma proposta completa quando solicitado. Os aprovados são convidados para um fórum no Brasil no qual os projetos são apresentados e discutidos. 

Serviço:
Chamada 2014/2015– Plataforma Market Place
Inscrições até 4 de janeiro de 2015 (até 17h – horário de Brasília)
Edital: http://www.africa-brazil.org/site/images/documents/Mktplace_Guidelines_pre_proposals_2014-15call.pdf
Site: www.africa-brazil.org
Telefones: Embrapa (+55 61 3448-4256) - Fara (233 21 772823) – IICA Brasil (+55 61 2106-5403)

Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form