logo_anba_pt logo_camera_pt
05/10/2011 - 18:00hs
Compartilhe:

Namoradeiras de Minas

Artesanato em cerâmica sai do interior mineiro para conquistar compradores na Bélgica, Espanha, França e Portugal. Plano de vender mais lá fora inclui futuros clientes árabes.



São Paulo - Do ateliê instalado em São João Del Rei, cidade mineira a 180 quilômetros da capital, Belo Horizonte, saem peças de cerâmica prontas para enfeitar os mais diversos ambientes no Brasil e no mundo. Com uma linha de produtos que supera os 200 modelos, o empresário e escultor Adriano Ribeiro, da Real Cerâmica Tiradentes, vende para todos os estados do País. E já comercializou suas criações para países como Bélgica, Espanha, França, Israel e Portugal. São esculturas de galinhas, bonecas (conhecidas como namoradeiras), casais de noivos, cestos, vasos. Tudo de cerâmica, preparado do modo mais artesanal possível.

Divulgação
Divulgação

Bonecos da Real Cerâmica Tiradentes: quanto mais artesanal melhor

“O nosso diferencial está exatamente nisso, em fazermos tudo manualmente”, explica Ribeiro. “Não trabalhamos com gesso, numa escala maior de produção, por exemplo.” Segundo o empreendedor, que toca a empresa na companhia da mulher, Aline, e de mais sete pessoas, chamam a atenção ainda detalhes como a pintura em cores vivas. E, claro, a conhecida criatividade mineira em se tratando de artesanato.

Segundo Ribeiro, as galinhas são os itens mais vendidos da linha da empresa. “Mas os bonecos, como as namoradeiras, fazem sucesso também”, diz. No Brasil, além da comercialização para varejistas de todas as regiões, a empresa ainda comercializa seus produtos na rede Graal, de lojas instaladas em postos de gasolina nas estradas.

No que se refere ao mercado externo, todas as vendas feitas até o momento ocorreram com o suporte de intermediários. Entre esses parceiros, está o projeto Mãos de Minas, de estímulo às exportações de artesãos do estado, por sua vez pertencente ao Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape). “Foi assim, a partir do Mãos de Minas, que chegamos à Espanha, onde nossas peças podem ser encontradas nas lojas El Corte Inglés”, conta Adriano.

Divulgação
Divulgação

As galinhas da Real Cerâmica: campeãs de vendas da marca no País e exterior

Outro modo muito comum de exportação é a aquisição de peças por interessados que já trabalham lá fora. “Um brasileiro que mora em Israel, por exemplo, veio aqui, fez as encomendas e levou os nossos produtos para lá”, explica o empresário.

Seja de forma direta ou indireta, a Real Cerâmica Tiradentes tem planos de atingir mais compradores lá fora. Os árabes estão entre os alvos futuros. “Por que não? Sabemos que os países do Oriente Médio são ótimos clientes dos produtos brasileiros”, diz Adriano. “Temos todo o interesse”, reforça o escultor das namoradeiras mineiras tipo exportação.

Contato

Real Cerâmica Tiradentes
Tel.: +55 32 3373-2214
Site: http://rceramica.blogspot.com/

Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form

Table has no partition for value 1419208811