logo_anba_pt logo_camera_pt
21/06/2010 - 08:30hs
Compartilhe:

Juntos na alegria, na saúde e nas férias

Casados há 34 anos, Marlúcia e Heleno não se cansam de desvendar os roteiros nacionais. De Norte a Sul, as aventuras dos dois Brasil afora.



Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

A primeira viagem foi para Natal, na lua de mel

São Paulo - O casal Marlúcia Pereira Barros e José Heleno Vieira Barros viaja junto há 34 anos. O primeiro roteiro da dupla foi durante a lua de mel, dividida entre João Pessoa, capital da Paraíba, e Natal, no Rio Grande do Norte. Apesar do privilégio de morarem na paradisíaca Maceió, capital do estado de Alagoas, e de terem o maior orgulho das belezas naturais de sua terra, eles adoram colocar o pé na estrada, no carro ou no avião. E descobrir os mais diferentes destinos dentro do Brasil.

Dona Marlúcia, que é médica especialista em ultra-sonografia, conta que decidiu conhecer as capitais brasileiras na companhia do marido, que é fiscal do trabalho. Pelo menos uma vez ao ano, eles reservam um espaço na agenda para viajar. Segundo ela, pode ser um feriado prolongado, uma folga de uma semana ou a viagem para um congresso que acaba esticada para garantir alguns dias de descanso. “Só não conheço cinco das 27 capitais brasileiras”, conta orgulhosa.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Viagem feita pelo casal ao Pantanal



Ela cita as viagens mais marcantes por região. “No Sul, eu adorei Curitiba e a Serra Gaúcha. No Nordeste, Natal, João Pessoa e Fortaleza. Também gostei muito de Minas Gerais, as cidades históricas são lindas”, diz. Entre elas, cita Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rei. No meio da entrevista, Marlúcia lembra da Bahia e de como são belas as praias de Itabuna e Ilhéus, além do quanto gostou de conhecer a capital do Espírito Santo, Vitória.

Da passagem por Pernambuco, ficou marcado o passeio pelo Vale do São Francisco, por uma aldeia de pescadores, e a curiosidade sobre a arte de fazer vinhos. Mais um pouco de conversa e surge a lembrança do safári no Pantanal e da emoção de ver o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, em Manaus.

De cada viagem uma lembrança, um aprendizado, uma nova forma de ver e viver a vida. “Conhecer outras culturas enriquece muito”, diz. “Gosto de ir aos restaurantes, teatros, museus, de conhecer um pouco da história e do povo do lugar. Volto sempre mais tranquila e feliz”, garante.

Marlúcia conta que normalmente prefere fechar um pacote que inclua passagem aérea e hotel. Às vezes, o aluguel de um carro é a opção para desbravar o local, cujo roteiro muitas vezes é decidido na hora, não sem antes uma prévia indicação de amigos ou dicas encontradas em jornais e revistas, é claro. Outra estratégia utilizada por ela para agilizar uma viagem é concentrar as compras do mês no cartão de crédito e depois utilizar as milhas acumuladas para trocar por passagens aéreas.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

As belezas de Manaus encantaram a dupla

As viagens mais longas costumam ser planejadas com dois meses de antecedência, mas o casal já fez roteiros de carro decididos de última hora. “Sempre gostei de pegar a estrada. Adoro viajar porque é uma das únicas coisas da vida que ficam para sempre”, diz. “Quando viajo de carro costumo parar no meio do caminho para conhecer melhor o lugar e deixo um roteiro mais solto”, afirma. “Quem viaja não pode se estressar por pouco. Tem que ter o espírito pronto para aproveitar e lidar com qualquer contratempo”, ensina.

No ano passado, o casal foi para Belém do Pará. Esse ano, eles já estiveram em Bonito, em Pernambuco. A próxima viagem, que deverá acontecer no segundo semestre, ainda não tem um destino certo. “Será para Cuiabá, para a Chapada dos Guimarães ou Fernando de Noronha”, garante.

O casal, que tem três filhos adultos, sendo que dois deles hoje vivem na capital paulista, já fez muitas viagens de carro para São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, quando os herdeiros ainda eram crianças. “Eles brincavam, brigavam, passeavam, aprontavam bastante, mas, no fim das contas, era muito divertido”, lembra.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Marlúcia em Toledo, na Espanha

Marlúcia também já fez alguns tours pelo exterior. A viagem para Nova York, que foi feita em companhia da filha Isabela, é uma das primeiras a serem lembradas. França, Espanha, Itália, Grécia, Portugal, Áustria e países do Leste Europeu também já foram visitados pela viajante. E, como viajar é preciso, Marlúcia e a ANBA desejam a todos boas viagens. Sempre.(Geovana Pagel e Isabela Barros)

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form