logo_anba_pt logo_camera_pt
07/04/2011 - 16:18hs
Compartilhe:

À beira-mar de Coruripe

Pouco conhecida dos turistas que visitam Alagoas, a cidade reúne praias amplas, de mar calmo e coqueirais a perder de vista. Como as de Pituba e Lagoa do Pau. Um convite à boa vida.



São Paulo - Quer fazer um passeio diferente quando for para Alagoas? Daqueles pouco conhecidos dos turistas, mas queridíssimos entre os locais? Pois pode guardar esse nome: Coruripe. A 90 quilômetros da capital, Maceió, no Litoral Sul do estado, a cidade reúne praias amplas, com extensas faixas de areia e coqueirais a perder de vista. E com aquele mar morninho que todo mundo merece, claro. Uma ótima opção para um dia de passeio. Ou mesmo para uma temporada de sal, sol e boa vida. Vá se quiser relaxar, já que, agito, definitivamente, não é a pedida da região.

Arquivo/Setur AL
Arquivo/Setur AL

A Praia de Pituba, em Coruripe: sossego

Com 53 quilômetros de costa, Coruripe era habitada, no passado, pelos índios caetés, membros da nação tupinambá. O nome da cidade, hoje com 53,3 mil habitantes, vem do Rio Coruripe. A expressão, por sua vez, é indígena (“cururu-ipe”) e significa rio dos seixos. Estrelas da paisagem, as principais praias são Pituba (também chamada de Poxim), Lagoa do Pau, Pontal de Coruripe, Miaí de Cima e Miaí de Baixo. Importante: em termos de hospedagem, as mais bem servidas delas são o Pontal de Coruripe, em primeiro lugar, e a Lagoa do Pau. Nas demais, dá para passar o dia e voltar à noite, já que tudo é muito próximo.

Divulgação/Setur AL
Divulgação/Setur AL

O Pontal de Coruripe: piscina natural

Dessa forma, fazendo do Pontal de Coruripe o seu ponto de apoio naquelas paragens, pode se jogar nas águas calmas daquele pedaço, protegidas por recifes que formam piscinas naturais. A quem interessar possa, há trechos de mar aberto também. Entre um mergulho e outro, atenção para o Farol, o cartão postal da praia. Inaugurado em 1948, tem altura de 20 metros e foco de alcance de 14 milhas.

Divulgação
Divulgação

A Lagoa do Pau: semideserta, para relaxar

No mesmo estilão, a Lagoa do Pau também tem sossego para dar e vender, com estrutura de bares e serviços diversos à beira-mar. É a segunda mais visitada por turistas e locais na região. Pudera: semideserta, a praia é daquelas nas quais é possível deitar na areia e cochilar ouvindo o barulho do mar sem ninguém por perto. Ali, o Rio do Pau, de águas escuras, segue paralelo até encontrar o Atlântico. Uma curiosidade: o trecho é indicado ainda para quem gosta de pescar, sendo palco de competições de pesca e arremesso.

Divulgação
Divulgação

Bolsas de ouricuri, do artesanto local

E, além dos momentos de relax na praia, o que fazer por ali? Honestamente, não muita coisa. A proposta é exatamente essa: entregar-se ao ócio, voltar para o hotel, tomar um banho, dar um cochilo, ler um pouco. Quando for dar uma volta por Coruripe, pela cidade mesmo, não deixe de levar para a casa alguma peça feita de palha de ouricuri (espécie de palmeira), o artesanato típico da região. Pode ser um cesto, uma bolsa, uma carteira, os mais variados acessórios. Tudo muito colorido, criativo e fofo.

Divulgação
Divulgação

Pontal de Coruripe: quem é capaz de resistir a esse pôr do sol?

Compras feitas, alguma indicação específica de lugar para comer? Algum destaque gastronômico? Não, pode esquecer essa história de cozinha de chef. Nas redondezas, a melhor pedida é escolher o estabelecimento que lhe parecer mais atrativo na praia. E se divertir matando a fome com aquele peixinho fresco, cozido ou frito, temperado com muito limão. Ou quem sabe uma camarãozada daquelas, que custará metade do preço cobrado nas boas casas do ramo em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro (talvez menos até). Tudo muito rústico. E muito gostoso. Como mais gostosa é a vida simples, sem qualquer badalação, à beira mar de Coruripe.

Serviço

Informações sobre turismo em Coruripe

www.destinocoruripe.com.br/pt

Hospedagem

Pontal de Coruripe

Pousada Paradise

Telefone: +55 (82) 3273-7303

Site: www.pousadaparadiseal.com.br

Recanto do Pontal

Telefone: +55 (82) 3273-7303

Site: www.recantodopontal.com.br

Lagoa do Pau

Pousada Umuarama

Telefone: +55 (82) 3273-9049

www.pousadaumuarama.com.br

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form