logo_anba_pt logo_camera_pt
08/09/2011 - 17:31hs
Compartilhe:

Primavera em Holambra

Capital Nacional das Flores, cidade do interior paulista é opção de visita durante setembro, com a Expoflora, maior evento de plantas da América Latina. Docinhos e chuva de pétalas são atrações.



Divulgação
Divulgação

A Expoflora: 250 mil metros quadrados de flores e atrações diversas

São Paulo - Está aí uma opção de viagem curta, de um dia apenas, bem perto de São Paulo, mas capaz de tornar o seu final de semana mais leve, agradável e bonito. A 140 quilômetros da capital paulista, Holambra é sede, até o dia 25 de setembro, da 30ª edição da Expoflora, a maior feira de flores e plantas da América Latina. Instalado numa fazenda, com área de 250 mil metros quadrados, o evento tem como ponto alto a exposição de arranjos florais diversos, espalhados pelos pavilhões. Mas vai muito além, já que lá é possível comprar plantas para levar para casa, almoçar pratos típicos da culinária holandesa (muito forte na cidade) e acompanhar, no final do dia, uma chuva de pétalas de rosas que, pode acreditar, é diversão garantida para visitantes de todas as idades.

Divulgação
Divulgação

Arranjos em exposição na Expoflora: ideias para copiar em casa depois

Para aproveitar bem o passeio, o ideal é sair cedo de São Paulo e reservar um dia inteiro para circular pelo evento, que abre às 9h e vai até as 19h, de quinta a domingo. Atividades não vão faltar. Além do clima de fazenda em si e da belezura que é estar rodeado de flores por todos os lados, há vários pavilhões de exposição para conferir.

Vitrine para o setor, a Expoflora tem entre as suas missões lançar tendências para a criação de arranjos, com ideias que, muitas vezes, dá para repetir em casa. São pallets usados como decoração, garrafas reaproveitadas como vasos, combinações das mais variadas. Na edição deste ano, a principal aposta está nas flores de cores fortes, como as variações de vermelho, das mais claras às mais escuras, até chegar ao roxo.

Divulgação
Divulgação

O moinho de Holambra é atração do city tour que sai da própria feira

Já conferiu tudo? Então que tal reservar uma horinha por um tour por Holambra? Há vários que saem do próprio evento. Pequenina, com apenas 11 mil habitantes, a cidade é a Capital Nacional das Flores, título concedido oficialmente este ano, por meio da Lei 12.428/2011, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. A honraria se justifica: o município é o maior produtor e centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, com 35% de participação nos dois setores.

Assim, nesse clima de "rosas para que te quero", o city tour inclui a visita ao moinho de vento em tamanho natural e à uma fazenda produtora de flores. Isso além das muitas histórias sobre a imigração holandesa na região que serão contadas ao longo do caminho. Após a Segunda Guerra Mundial, à procura de melhores oportunidades, moradores da Holanda vieram para o Brasil porque o país aceitava a imigração em grupos. Foi dessa forma que homens e mulheres com essa origem se estabeleceram sobretudo nesse pedaço do interior paulista. E fizeram de Holambra o jardim de bons negócios que a cidade é hoje.

Docinhos e compras

Divulgação
Divulgação

Creme de rosas: sabor europeu

De volta à feira, pausa para um almoço com sotaque europeu. Ou com aquelas opções de fast food que normalmente agradam a maioria, como pizza e hambúrguer. Na Expoflora há duas praças da alimentação com 16 lanchonetes e sete restaurantes.

Independentemente do prato principal, não deixe de provar um docinho típico holandês de sobremesa. Nas confeitarias instaladas no evento, experimente um stroopwafel, waffle feito com melaço de cana e canela, ou o frisse roos, creme holandês com sabor de rosas (entre nós, as opções à base de rosa não são lá tão saborosas assim, mas é uma experiência. Sem falar que os doces são tão lindos que merecem que você os deguste).

Hora das compras. Dentro da feira, o chamado Garden Center é uma espécie de supermercado de flores e plantas, com carrinhos grandes próprios para comportar os vasos mil que você vai querer levar para casa.

Faça o seu pedido

Divulgação
Divulgação

A chuva de pétalas da Expoflora: 18 mil rosas por dia para realizar pedidos

Para fechar o dia, uma das principais atrações da Expoflora: a chuva de pétalas. Para quem nunca esteve lá, pode parecer um tanto bobo achar o máximo ver pétalas e pétalas de rosas sendo jogadas para todos os lados, numa área aberta, ampla da fazenda. Mas, na hora H, é mesmo divertido. E ninguém resiste à tentação de apanhar pelo menos uma no ar, antes de cair no chão. Segundo uma lenda local, quem conseguir tem o direito de fazer um pedido. E, claro, ser atendido. Seja como for, são 150 quilos de pétalas por dia, ou 18 mil rosas, para que os visitantes tenham a sua chance. E, além de encantados com tantas flores e plantas, voltem para casa esperançosos de que dias melhores virão. Por que não?

Serviço

30ª Expoflora
Até 25 de setembro, de quinta-feira a domingo
Horário: Das 9h às 19h
Onde: Holambra, SP 340, Rodovia Campinas-Mogi Mirim, Saída 140
Ingressos: R$ 28. Crianças de até cinco anos não pagam
Informações: (55) (19) 3802-1421
Site: http://www.expoflora.com.br/
E-mail: contato@expoflora.com.br

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form